Sermões

image

A árvore enganosa.

Mtheus 21:18-22 -> Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, teve fome; e, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. Vendo isto os discípulos, admiraram-se e exclamaram: Como secou depressa a figueira!  Jesus, porém, lhes respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá;  e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.

Deus não se agrada de quem só vive mentindo tanto na vida terrena como na espiritual .

Pois, o pai da mentira é o diabo que nunca se firmou na verdade.

''João 8:44- Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.''

 Muitos mentem para não terem prejuizos na área financeira, outros para não perderem sua posição social, outros para não serem abandonados pela esposa,marido e amigos.

Até mesmo dentro das igrejas muitos que aparentemente são verdadeiros vivem enganando a irmandade e dirigentes da igreja.Até mesmo pessoas que ocupam cargos de direção enganam a irmandade para levarem alguma vantagem.

A mentira traz danos ao próximo.Mas as escrituras nos orientam para amarmos ao próximo como a nós mesmos.

''Marcos 12:33- E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.''

Jesus amaldiçoou a figueira enganosa; pois, a mesma se apresentava com folhas que indicavam que deveria ter frutos, mas não os tinha.Daí, o motivo de ser amaldiçoada.

Ele poderia ao invés disso tê-la abençoado.

Procedeu assim para mostrar ao povo de Israel que apesar de ele cumprir rituais religiosos não tinha frutos espirituais, tanto é verdade que a grande maioria dos judeus não reconheceu a Jesus como o Messias, o Ungido de Deus.

Muito embora, Deus tivesse dado a seu povo muitas bençãos materias e espirituais, os judeus não frutificaram no Espírito.

 1) A Deus não se engana.

''Salmos 139:1-3 : Senhor, tu me sondaste, e me conheces.Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.''

 Deus é onisciente, não temos como enganá-Lo. Ele sabe o que pensamos.

Não adianta vivermos de aparência, mostrando que temos uma vida piedosa, santa, sem que na verdade nossa mente está cheia de engano e desejos de que Deus não se agrada.

Quem assim procede não vai produzir fruto na vida espiritual, corre o risco de um dia ser desmascarado.

 Nada fica encoberto as olhos do Senhor.

Provérbios 15:3- Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. 

2) Deve-se ter fruto do Espírito

Gálatas 5:22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade..

 O cristão verdadeiro produz fruto agradável ao Senhor, comporta-se de forma correta perante a sociedade e a igreja. Procura não causar mal a ninguém. Preocupa-se em fazer o bem a todos.

Não age de maneira enganosa para levar vantagens encima de outros.

Não vive em bebedeira alcóolatra.

Não profere palavras sujas.

Abstêm-se de má companhia e de todas as coisas abomináveis ao olhos do Senhor.

Não vive em adultério , protistuição e nem em fornicação.

Não se assenta na roda dos escarnecedores.

''Salmos 1:1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Salmos 1:2 Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

Salmos 1:3 Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.''

O verdadeiro cristão é paciencioso com as pessoas que o ofendem, é longânimo.

Leva desaforo para casa.

Deus disse : ''Minha é a vingança!''

''Deuteronômio 32:35 A mim me pertence a vingança, a retribuição, a seu tempo, quando resvalar o seu pé; porque o dia da sua calamidade está próximo, e o seu destino se apressa em chegar.''

O cristão também respeita as autoridades civis, militares e eclesiásticas.

Enfim é uma pessoa agradável a todos.

Se não tivermos uma vida conforme nos orientam os ensinamentos bíblicos , não estamos produzindo fruto do Espírito.

Consequentemente, não teremos crescimento espiritual.

Não adianda orarmos para Deus nos abençoar ; pois, se estamos em pecado Deus que é fiel não pode derramar bênçãos sobre nós.

Deus é amor , mas é justiça também!

Queremos bênçãos?

Façamos a vontade do Pai do Céu! 

 

Teólogo Levindo Miranda.